João Ramalho - segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Projeto de Robótica Computacional

26/04/2014 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editor e fotos: Cláudia Elena Slobodticov Bastos

A ideia do projeto de Robótica Educacional é baseado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), considerada o maior evento de robótica da América Latina, que propõe desafios que devem ser solucionados com o uso da robótica.
      A cada ano a OBR aprimora suas regras, porém o desfio proposto costuma girar em torno de uma situação de resgate de vítimas em desastres, onde os participantes devem montar e programar um robô capaz de realizar resgastes de forma autônoma, em diferentes áreas de desastres simuladas.
      Durante a execução desse projeto, os alunos aprenderão conceitos básicos de lógica da programação e montagem de robôs, para que possam, através da robótica, resolver os desafios propostos no decorrer dos encontros.
      Os encontros são realizados aos sábados, no Centro de Pesquisa e seguindo os padrões da OBR, o Projeto é desenvolvido com no máximo 16 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental que foram sorteados e tem a duração de 4 meses.