João Ramalho - segunda-feira, 20 de novembro de 2017

23/11/2015 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editor e fotos: Vigilância Sanitária de João Ramalho

A mobilização iniciara no dia 23 a 27 de Novembro de 2015

A Semana de Combate à Dengue e Febre Chikungunya inicia no dia 23 em João Ramalho. A mobilização consistirá na intensificação do trabalho dos agentes de endemias, nas localidades identificadas com maior risco e na realização de atividades de conscientização para o combate ao mosquito Aedes Aegipty, responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. A ação segue até a próxima sexta-feira (27), quando será realizado o “Dia D” da mobilização.
      A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor Municipal de Controle da Dengue, preparou um plano de ação, para ser realizado na cidade e nas Estratégias e Saúde da Família (ESFs). A programação para esta semana irá contar com apresentação de vídeos e fotos sobre a dengue e febre chikungunya, exposição de larvas para facilitar a identificação do mosquito, exposição de cartazes e entrega de panfletos para a população. Além disso, serão oferecidas orientações aos João Ramalhenses com o intuito de alertar a população para o risco dessas doenças.

O Agente Municipal de Controle da Dengue de João Ramalho, Valdeci, comenta que essa semana de mobilização é uma forma de despertar os João Ramalhenses para essa luta, que tem a participação da população, como fator fundamental. “Nós preparamos uma semana de atividades de combate ao mosquito Aesdes Aegipty, com a finalidade de combater a dengue e a febre chikungunya em nosso município, mas apenas isso não é suficiente, é de suma importância que a população contribua, se unindo a nós, nessa luta”, ressalta Valdeci, diante da constatação de que mais de 90% dos focos do mosquito são encontradas nas residências.
      A ação iniciara no dia 23, às 8h, na Vila Stª Cruz, na área enfrente ESF II. As pessoas, que compareceram à unidade de saúde, receberão informações sobre os perigos das doenças e as devidas providências que devem ser tomadas para combater o mosquito. A ação continuara pela cidade durante toda a semana, e o “Dia D” da Semana de Combate à Dengue e Febre Chikungunya acontecerá no dia 27 de novembro, no ESF I, no centro da cidade. A mobilização iniciará às 8h, e contará com panfletagem, exposição de Larvas e cartazes, orientações sobre sintomas, perigos e combate ao mosquito transmissor da dengue e febre chikungunya, entre outras atividades de conscientização.