João Ramalho - segunda-feira, 20 de novembro de 2017

29 de abril - Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído

26/04/2015 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editoração: Fga Jacqueline S. Rodrigues

O Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído, foi criado há 17 anos a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ruído é considerado um problema mundial de saúde pública e a segunda causa de poluição que mais afeta o planeta, atrás apenas da poluição do ar.
      A incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído vem crescendo, inclusive em crianças e adolescentes. Os dados da OMS mostram que cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. O ruído em excesso, também causa doenças tais como stress, insônia, irritabilidade, pressão alta, problemas cardíacos e nas cordas vocais, interferindo diretamente no funcionamento do organismo e na qualidade de vida.
      Na área de saúde do trabalhador a perda de audição induzida por ruído (PAIR) é causada, normalmente, pela exposição prolongada a níveis ruído de elevados no ambiente de trabalho.
      Sintomas da PAIR:
      • perda auditiva
      • dificuldade de compreensão de fala
      • zumbido
      • intolerância a sons intensos
      • o trabalhador portador de PAIR também apresenta queixas, como cefaleia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos, entre outros.
      ATENÇÃO!!! Se notar sintomas de perda auditiva que possam ter relação com o trabalho, procure uma Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família para que seja encaminhado(a) ao CEREST/PP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).
      Maiores informações acesse:
      www.inadbrasil.org