domingo, 24 de setembro de 2017

Campanha: Fique Sabendo !

18/11/2015 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editor e fotos: Melissa A. Ribeiro - Diretora de Vigilância em Saúde e Regulação

Uma das mais bem sucedidas estratégias do Ministério da Saúde no combate à epidemia é o Fique Sabendo, ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população, podendo assim procurar a ajuda adequada. Lançados em 2005, os testes são oferecidos em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos como festas e shows.
      A campanha Fique Sabendo faz ações em vários locais do país disponibilizando testes Gratuitos para DTS’s como AIDS, Sífilis e Hapatite B e C. O primeiro passo é procurar os postos de atendimento e realizar os testes para saber se possui alguma doença. O quanto antes você souber, maiores as chances de tratamento, recuperação e de você manter sua vida normalmente, mesmo sendo portador de uma DST como a AIDS, por exemplo.
      Alguns dos maiores problemas de não saber se possui uma DST é que você não irá procurar tratamento e ainda irá disseminar a doença, passando para outras pessoas. Isso gera um risco para a sua saúde e para a saúde das pessoas com as quais você se relaciona sexualmente. Quanto antes for descoberto o quadro da doença, mais chances do tratamento ser bem sucedido e do infectado manter sua qualidade de vida normal.
      É muito simples se proteger das doenças sexualmente transmissíveis, é somente evitar os comportamentos de risco. Relacionar-se com vários parceiros aumenta o risco de contrair doenças, ainda mais se estes parceiros também se relacionam com vários outros.
      Tatuagens ou piercings também são processos invasivos ao corpo humano, por isso devem ser feitos por profissionais que seguem as práticas de higienização e que trocam as agulhas sempre. Nestes casos, fique de olho pois o barato pode sair caro.

COMO É O TESTE E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO?

Os testes rápidos para DST’s são simples e seguros e estão prontos em 30 minutos.Para o teste, profissionais de saúde retiram uma amostra de sangue do paciente, uma picadinha no dedo, que será submetida aos exames. Neste caso de testes rápidos, o resultado demora de 15 a 30 minutos.
      O importante é saber que toda a informação é sigilosa. Caso seja detectado alguma doença, os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, dentistas ou assistentes sociais irão ajudar o paciente com informações importantes como uso de preservativo e acesso a medicamentos para tratamento.
      Vale ressaltar que o paciente que apresenta um quadro infeccioso não fica desamparado e não tem nenhuma exposição social do seu quadro, por isso fique tranquilo em fazer o teste, somente você e os profissionais que irão te ajudar saberão os resultados.
      As Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) atenderam do dia 26 de novembro a 1 de dezembro das 8 as 11 horas e das 12 às 15 horas. Sábado dia 28 atenderá das 8 as 12 horas. Não esqueça de levar um documento com foto. Contamos com a sua presença.
      Procure o posto de saúde mais próximo e peça os exames. Preze por sua saúde e pela saúde das pessoas que você ama!!!