João Ramalho - sexta-feira, 23 de junho de 2017

Alunos do Projeto Guri comemoram dia do índio em museu

02/05/2014 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editor e fotos: Elienay Richard

Em comemoração ao dia do índio os alunos da turma de Cordas Friccionadas ( Violino ,Viola Erudita ,Violoncelo e Contrabaixo) visitaram o Museu Índia Vanuíre no dia 26/04 em Tupã. Os alunos conheceram a história do índios Kaingang e vários materiais utilizados por eles .
      A presença dos índios despertou curiosidade nas crianças que fizeram varias perguntas ao índio Rodrigo que mora em uma aldeia em Herculândia, ele mostrou aos alunos vários materiais de caça que eles ainda utilizam. Roberto falou sobre o preconceito e descriminação que os índios sofrem, e a perca excessiva de sua cultura onde muitas crianças indígenas tem vergonha de ir para a cidade e serem desprezadas pela sociedade.
      Após a visita os alunos foram para a Praça da Bandeira onde realizaram junto com duas índias atividade de trança em caneta e saia de palha. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de uma cultura tão diferente e que ao mesmo tempo está enraizada na cultura brasileira.