João Ramalho - quinta-feira, 27 de julho de 2017

Plantios de Ipês em João Ramalho

03/03/2014 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editor e fotos: Elienay Richard

A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o microclima, a qualidade do ar, o nível de ruídos, a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades.
      Sabendo disso a Prefeitura Municipal comprou aproximadamente 50 mudas de ipê de várias cores e no dia 28/02, funcionários realizaram o plantio na beira da rua João Ramalho até o início da avenida Huet Bacelar.
      O Prefeito Wagner Mathias acompanhado do Vice Prefeito Marcos Rogério Ramello Gazeta acompanhou a execução dos serviços e ressaltou a importância do verde na cidade.
      O ipê é uma árvore alta, bem copada e no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas na paisagem. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

Outros dados interessantes sobre a importância da árvore nas áreas urbanas:
      Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4ºC de temperatura, agindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.
      Ainda com respeito à poluição, pode-se dizer que árvores colaboram na retenção de poluentes, no consumo do gás carbônico e na produção de oxigênio, contribuindo, assim, para a melhoria na qualidade do ar.
      No entanto, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira.