João Ramalho - terça-feira, 22 de agosto de 2017

Seminário Cerest de Presidente Prudente

08/06/2015 - Matéria: Prefeitura Municipal
Editor e fotos: Jacqueline S. Rodrigues - Fonoaudióloga

O Cerest/PP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional de Presidente Prudente – SP), realizou no dia 22/05, o Seminário Regional - O Trabalho Rural e as Toxicidades: As LER/Dort e as implicações na audição e na voz. Representando o município de João Ramalho, estiveram presentes, a fonoaudióloga Jacqueline S. Rodrigues, as enfermeiras da ESF Vanesca e Lilian e o interlocutor da saúde do trabalhador Alessandro Rodrigues.
      Durante o evento aconteceu a exposição de banners das campanhas realizadas nos municípios da abrangência do Cerest. No período da manhã, o Dr. Koshiro Otani ministrou a primeira palestra, cujo tema foi “A Saúde e o Trabalho Rural. Em seguida, o psicólogo Cassiano Ricardo Rumin palestrou sobre “Acidentes do trabalho e doenças de trabalhadores rurais: demanda para as políticas de saúde".

No período da tarde, aconteceu a mesa de debates, com relatos de experiências e apresentação de estudos com pesquisadores nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia sobre o tema: “Saúde do Trabalhador Rural e Toxicidade: Relato de Experiências e Pesquisas”. Foram expostos relatos de experiências, ações, dificuldades, desafios do cotidiano de trabalho, diagnóstico e tratamento das LER/Dort, audição e dos distúrbios vocais relacionados ao trabalho rural.